Unidades de referência tecnológicas de Mato Grosso do Sul em sistemas integrados II

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Mato Grosso do Sul vem se destacando como o possuidor de maior área com adoção de sistemas ILP/ILP. Em anos mais recentes, passou a haver interesse pelo cultivo de grãos, especialmente a soja, visando à recuperação de pastagens degradadas. Isso vem sendo realizado pelos próprios pecuaristas ou ainda por meio do arrendamento de áreas para lavoureiros parceiros, em sua maioria oriundos de regiões tradicionais de lavouras, como Grande Dourados além do vizinho estado do Paraná.

Para alcançar o sucesso desejado com a inserção da agricultura nos ambientes mencionados acima, é fundamental a melhoria da qualidade do solo visando oferecer maior tolerância aos adventos climáticos. Para que essa transformação ocorra com uso de tecnologias adequadas é necessário que além da conscientização do produtor, a assistência técnica (AT) seja qualificada e esteja sintonizada com os avanços tecnológicos, especialmente os relacionados ao uso de sistemas integrados de produção como o ILP e ILPF.

A manutenção de áreas com diferentes sistemas de produção, de forma a serem comparados visualmente e com a obtenção de dados "in loco", constitui-se em importante ferramenta pedagógica para capacitação de pessoal técnico como também para sensibilização de produtores rurais para a adoção de tecnologias como os sistemas ILPF.

Neste sentido, a URT Naviraí e as áreas existentes na Embrapa em Dourados, localizadas em pontos estratégicos, coincidentes com as regiões de expansão, são fundamentais para serem os pontos de apoio para implementar as ações de mobilização, conscientização e de transferência efetiva de informações técnicas aos profissionais de AT envolvidos no processo de transformação tecnológica em curso em Mato Grosso do Sul.

Situação: concluído Data de Início: Sat Jul 01 00:00:00 BRT 2023 Data de Finalização: Mon Jun 30 00:00:00 BRT 2025

Unidade Lider: Embrapa Agropecuária Oeste

Líder de projeto: Julio Cesar Salton

Contato: julio.salton@embrapa.br