Sorgo e RMN: uma dupla dinâmica para o bioetanol do futuro.
Sorgo e RMN: uma dupla dinâmica para o bioetanol do futuro.
Autoria: SILVA, J. T. da; MENDES, P. B.; SIMEONE, M. L. F.; MACHADO, A. R. T.; GUIMARAES, C. de C.; QUEIROZ, V. A. V.; MIGUEL, R. de A.; MENEZES, C. B. de; PIMENTA, L. P. S.
Resumo: Sorghum bicolor L. Moench é uma excelente alternativa à cana-de-açúcar e ao milho na produção de bioetanol, pois possui alto teor de amido, alto potencial de rendimento, baixa demanda de insumos e relativa tolerância à seca. Quatro genótipos de sorgo, duas linhagens (SC084, CMSXS180) e dois híbridos (BRS305, BR501), foram avaliados quanto ao perfil metabólico e eficiência na produção de etanol a partir dos grãos. A análise metabolômica tem crescido como uma ferramenta para entender como fatores genéticos e ambientais afetam as variações fenotípicas das plantas. Neste estudo, foi avaliada a utilização da metabolômica por RMN 1 H (Ressonância Magnética Nuclear de Hidrogênio) na diferenciação de quatro genótipos de sorgo e sua aplicação em correlacionar esses perfis metabólicos com a eficiência na produção de etanol.
Ano de publicação: 2025
Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings
Unidade: Embrapa Milho e Sorgo
Palavras-chave: Biocombustível, Bioenergia, Metabolômica por RMN de 1H, Quimiometria, Sorghum Bicolor
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.