Embrapa Milho e Sorgo
Dirigentes
Chefe-geral
Vinícius Pereira Guimarães
Graduado em Administração/Comércio Exterior pela Faculdade de Viçosa (2005) e graduado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Tem mestrado (2004) e doutorado (2007) em Produção Animal pela Universidade Federal de Viçosa, com período sanduiche na Texas AM University, com ênfase em economia rural. Nos Estados Unidos recebeu o prêmio Dr. Joseph Fontenot Apprecitaion Club concedido pela Sociedade Americana de Zootecnia. Foi consultor do programa BID/Embrapa/Agrofuturo em gestão de P&D no período de 2007 a 2008. No período de 2008 a 2010 foi bolsista Desenvolvimento Científico Regional (DCR FUNCAP). Atuou como professor de economia dos cursos de Direito e Administração e coordenador de Pesquisa e Extensão da Faculdade Luciano Feijão. Foi editor associado da Revista Brasileira de Zootecnia e revisor de diversas revistas nacionais e internacionais. Possui experiência com projetos de Pesquisa e Desenvolvimento nos EUA, Europa e na África. Participou como Membro do Comitê Gestor do Projeto do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e da Associação Internacional de Caprinos (IGA). No período de 2013 a 2018, atuou como articulador Internacional da Embrapa Caprinos e Ovinos. Foi Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Caprinos e Ovinos no período de 2013 a 2015. Foi Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Caprinos e Ovinos de 2015 a 2019 onde coordenou a implantação do Centro de Inteligência e Mercado de Caprinos e Ovinos. No período de 2019 a 2025, coordenou o escritório da Embrapa na Europa (Labex-Europa) onde atuou como representante legal da Embrapa junto à Comissão Europeia e ponto de contato no Brasil do Programa Horizonte Europa, sendo responsável pela representação da Embrapa em território europeu e pela articulação de parcerias internacionais. Integrou conselhos científicos de projetos europeus e é o primeiro pesquisador fora da Europa a fazer parte do conselho do Instituto Leibniz de Bioeconomia (ATB) na Alemanha. Tem formação complementar em gestão e liderança. É pesquisador da Embrapa na área de socioeconomia com ênfase em gestão agropecuária, modelagem e simulação de sistemas. É produtor rural. Desde agosto de 2025 exerce a função de Chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo.
Currículo Lattes Agenda Pública
Chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento
Cynthia Maria Borges Damasceno
Possui graduação em Ciências Biológicas (1998), mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2001) e doutorado em Plant Pathology and Plant-Microbe Biology pela Cornell University, EUA (2008), com concentração em Biologia Molecular de Plantas. Atualmente é Pesquisadora na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Milho e Sorgo), atuando nas áreas de caracterização molecular e bioquímica da biomassa de sorgo para produção de biocombustíveis e estudos genético-moleculares associados à resistência a doenças em milho e sorgo. Até 2016 atuou também como professora-orientadora do curso de Pós-Graduação em Bioengenharia pela Universidade Federal de São João del Rei. Desde 2019 atua na área de Gestão da Inovação, cursando MBA da FGV. É coordenadora da Plataforma Bio de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Milho e Sorgo. Desde agosto de 2025 exerce a função de Chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Milho e Sorgo.
Chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia
Frederico José Evangelista Botelho
Possui Graduação em Agronomia (2007), Mestrado (2009) e Doutorado em Agronomia / Fitotecnia, pela Universidade Federal de Lavras (2012), com ênfase em Produção e Tecnologia de Sementes. Analista A na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (2011). Atuou na Embrapa Rondônia, de 2011 a 2022, com sistemas de produção de culturas anuais, soja, milho, etc. e sistemas integrados de produção (ILPF). Atuou como Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia no período de 2015 a 2022 e como Chefe-Geral substituto de 2020 a 2022. Atualmente está lotado na Embrapa Milho e Sorgo atuando no setor de Transferência de Tecnologia, com foco na cultura do sorgo. Desde agosto de 2025 exerce a função de Chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Milho e Sorgo.
Chefe-adjunta de Administração
Vanessa Franca Abreu Lacerda
Graduada em Ciências Contábeis (2005), com pós-graduação em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal (2012). Atualmente ocupa o cargo de Analista A na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Iniciou suas atividades na Embrapa em novembro de 1998. Atuou no Setor de Laboratórios entre 1998 e 2003, posteriormente, no Setor de Gestão de Pessoas, de 2003 a 2005. Desde 2005, integra o Setor de Orçamento e Finanças (SOF), onde, em fevereiro de 2013, foi designada para a função de supervisora. A partir de agosto de 2022, passou a substituir o Chefe-Adjunto de Administração em suas ausências e impedimentos. Em agosto de 2025, foi oficialmente nomeada para o cargo de Chefe-Adjunta de Administração da Embrapa Milho e Sorgo.