•  

    Dia de Campo da Ciência

    O Dia de Campo da Ciência (DCC) é um evento voltado a estudantes do ensino fundamental, com o objetivo de apresentar o trabalho científico da Embrapa e instituições parceiras. Busca despertar nas crianças o interesse pela ciência, pesquisa e experimentação, além de promover a consciência ambiental.

    Realizado na sede da Embrapa em Concórdia, o DCC acontece em formato de estações temáticas e integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Dia de Campo da Ciência 2025 Dia de Campo da Ciência 2025

  • Quando acontece?

    Reserve a data! O Dia de Campo da Ciência de 2025 acontece no dia 22 de outubro, uma quarta-feira, na "Rua Coberta", no centro de Concórdia!
  • Qual o tema deste ano?

    O tema de 2025 é "Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território".
  • Quem pode participar?

    O DCC é voltado para alunos do 6º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas da região do Alto Uruguai Catarinense.
  • Como se inscrever?

    As escolas interessadas podem se inscrever pelo telefone/WhatsApp 49 3441-0400, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com Sônia ou Jacir.

História e edições passadas História e edições passadas

O Dia de Campo da Ciência na Embrapa Suínos e Aves começou em 2015, quando o centro de pesquisa uniu o seu programa Embrapa & Escola ao projeto A criança e a natureza, do Consórcio Lambari.

Assim, desde aquele ano, sempre em outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Embrapa abre suas portas ao lado de seus parceiros para receber estudantes de escolas públicas e particulares da região do Médio Alto Uruguai Catarinense e também do Rio Grande do Sul para o Dia de Campo da Ciência.

As edições presenciais acontecem durante dois dias. Os alunos são levados por monitores em estações que abordam os temas: ciência nos laboratórios, ciência na avicultura e suinocultura e ciência no meio ambiente. O Dia de Campo da Ciência já recebeu presencialmente mais de 5 mil alunos de 150 escolas!

Quer ver um pouquinho como foram as edições passadas? É só clicar: